Conheça "as" mais "misteriosas" Porsche actualmente em testes!

Por vezes as marcas esmeram-se nas camuflagens dos seus protótipos e deixam-nos autenticamente "às aranhas" para percebermos que novo modelo estão a desenvolver sob tão estranhas formas. É o que se passa, há já algum tempo, com a Porsche que tem uma frota de protótipos que, na verdade, assemelhando-se a muita coisa… não se parecem com nada.

O que já levou a, pelos menos, duas interpretações distintas do que estará sob a camuflagem dos protótipos agora apanhados em testes no frio do norte da Europa: há quem diga que se trata já dos primeiros testes da berlina 100% eléctrica, baseada no "concept" Mission E, a lançar no final desta década; há quem ache que não, que se trata da versão "coupé" que surgirá na próxima geração do Cayenne, para fazer frente a modelos como o BMW X6, Mercedes GLE Coupé e, no futuro, ao "primo" Audi Q8.

Algo de importante será, já que a Porsche construiu uma frota de, pelo menos, cinco destes protótipos que têm a forma de um Panamera mais curto, mais largo e, sobretudo, com maior altura ao solo. Este último detalhe inclina as explicações mais para o lado do Cayenne. Contudo, o símbolo bem visível de perigo de choque eléctrico nas portas laterais traseiras aponta para um modelo com elevado grau de electrificação. Daí os rumores de se tratar dos primeiros testes do Mission E.

Curiosa é a forma de identificação destes protótipos que já vêm rodando em diversas estradas desde o Verão passado. Nestes testes de Inverno, a Porsche usou duas unidades (nas nossas fotos a n.º 4), identificando-as, na traseira, onde habitualmente coloca os nomes dos modelos, com… nomes femininos. Assim, este n.º 4 era o Porsche "Yolanda", enquanto o n.º 5 era o "Lola". Duas Porsche que, quais "Mata-Hari", escondem… segredos de "estado de Zuffenhausen"!

Apesar da explicação do Mission E poder fazer algum sentido, o facto de faltarem ainda, pelo menos, três anos para a sua comercialização e a elevada altura ao solo leva-nos a ficar mais convencido com a versão do Cayenne Coupé. A Porsche colocou a segunda geração do seu primeiro SUV à venda em 2011, tendo-o actualizado em 2015, o que significa que a terceira geração não andará longe – novidades no salão de Frankfurt, em Setembro?... – e é sabido que, nessa altura, a possibilidade de uma nova carroçaria, de ar mais desportivo, é bem real.

Por outro lado, fala-se que o próximo Cayenne não só reforçará a oferta híbrida "plug-in" como poderá ter uma variante totalmente eléctrica. O que poderá explicar os autocolantes visíveis neste protótipo a alertar para os perigos de alta voltagem. Misteriosas, as duas Porsche lá prosseguem o seu trabalho para nos surpreenderem com mais um novo modelo apaixonante!

Em destaque